Korubo

Essa etnia tem a sexta população do Vale no Javari, com 90 pessoas, divididas em 3 aldeias. O povo Korubo, também, é considerado de "recente contato" pela FUNAI. O "subgrupo da Mayá" foi contato em 1996, o "subgrupo do Pinô" foi contatado em 2014 e o "subgrupo do Luacivó/Shushu" foi contatado em 2015. Vale ressaltar que essa quantidade de pessoas ainda é um número relativo, quando se fala do povo Korubo em si, pois existem outros subgrupos que vivem em "em isolamento voluntário" no interior da Terra Indígena Vale do Javari.

O Povo Korubo são falantes de uma língua da família pano, e tem como referências territoriais as regiões às margens do médio rio Itaquaí, rio Branco (afluente do rio Itaquaí), rio Coari (afluente do rio Ituí e igarapé Coarizinho (afluente do rio Coari). Segundo Bernardo Vargas: "…Constituem atualmente grupos locais que apresentam diferentes níveis de interação com a sociedade nacional, desde situações de isolamento até relações de contato permanente."

Principais aspectos

Localização: Zonas de confluência dos rios Ituí e Itaquaí, movimentando-se entre os rios Ituí, Coari e Branco.

Líder: Mayá Korubo, Xishu Korubo.

Idioma: Idioma ainda não classificado, provavelmente oriunda da família Pano. Compreendem as línguas dos Matis e dos Mayoruna.

Precisa de ajuda?